Projetos

Horta com arte: pra fazer é só querer e começar



Artihorta 2013 (programa VAI)
Confira todos os encontros do projeto selecionado pelo segundo ano consecutivo pelo programa VAI - Valorização a Iniciativas Culturais, da Prefeitura de São Paulo.  

1º encontro: Pé de Lua (agroecologia)

2º encontro: Lua Cheia de Faça Você Mesmo (bioconstrução)

3º encontro: Comendo a Lua (alimentação saudável para o corpo e a mente)

4º encontro: Corpos na Lua (intervenções e performances corporais)

5º encontro: Pedaluacheia (manutenção de bikes e passeio ciclístico)

6º encontro: Sagrado Feminino (reverência à energia feminina)

7º encontro: Cura (práticas de cura e ancestralidade)

8º encontro: Novos Pais e Novos Filhos (integração das novas relações)

Artihorta 2012 (projeto VAI)
Veja algumas fotos do projeto aprovado pela Prefeitura de São Paulo, e também outras fotografias do histórico do grupo. 


Composteira
Técnica de permacultura que utiliza restos de alimentos orgânicos para produção de adubo natural, destinado a fertilização de hortas. Clique aqui e confira fotos do início da construção de uma composteira na Comunidade Cultural Quilombaque, em Perus.


Lixo Seco
Compactação de lixo residencial considerado "seco" (embalagens plásticas, papel, etc) em garrafas plásticas, principalmente pets.



Construção de objetos com garrafas pet
A partir do lixo seco é possível utilizar as garrafas pet para criação de diversos objetos, incluindo brinquedos e móveis, como pufs e camas. Leia aqui texto sobre oficina realizada em outubro de 2010 na Comunidade Cultural Quilombaque. 


Bioconstrução
Conjunto de técnicas de construção na qual a preocupação ecológica está presente desde o projeto, passando pela execucão, até a ocupação do local.

 Início da construção do espaço Autonomia Libertária - Cotia

Oficinas agroecológicas para crianças e adolescentes
Projetos de educação e conscientização ambiental para crianças e adolescentes. Plano aberto a escolas e projetos sociais, culturais e ambientais.



Autonomia Libertária
Artihorta também esteve presente em espaço cultural em Cotia


O espaço cultural Autonomia Libertária, criado em 2008, localizava-se no Jd. Japão, em Cotia (SP), e oferecia para a comunidade oficinas culturais (yoga e violão, por exemplo) e vivências agroecólogicas, sobretudo para crianças e adolescentes. Agora, a ideia é levada na mente de seu principal criador, Marcelo Cunha, que não vive mais no local. O Artihorta também atuou em parceria com o projeto, que contava com biblioteca, horta, banheiro seco, cozinha com fogão e forno de barro, construção com paredes de garrafa pet e Cooperativa de Reciclagem do bairro de 10 mil habitantes. 


Em fevereiro de 2012 promovemos no Autonomia o encontro "Vivências Agroecológicas", com o objetivo de trocar idéias de vivências ancestrais e discutir novas técnicas aplicadas em bioconstrução, permacultura, plantio e ecologia. Em um dos encontros, desenvolvemos com a criançada o forno e fogão de barro que, posteriormente, foram utilizados para uma pizzada aberta à comunidade.

Para mais informações sobre a história do Autonomia Libertária, clique aqui


(página em construção)